Experiência Osteopática com os Amishes nos Estados Unidos

Caro Leitor, bom dia.
No dia 13 de agosto de 2013 fomos recebidos em uma comunidade Amish próximo a cidade de Kirksville – Missouri (EUA) onde oferecemos Tratamento de Osteopatia para seus membros. (Amish é um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis.) Fomos recebidos por toda a família, com uma alegria de ambas as partes por este contato entre culturas tão diferentes que vivemos.
Toda família Amish, com hábitos bem conservadores, estavam vestindo roupas típicas, os homens com calças, suspensórios e camisas simples sendo que os mais velhos tinham longas barbas, todas as mulheres com vestidos de tecido grosso cobrindo todo o corpo e uma espécie de “touca” cobrindo as tranças de seus cabelos. As crianças e bebês vestiam-se da mesma forma. Logo iniciamos os atendimentos de Osteopatia, realizando avaliação das queixas de cada um e tratamentos, sendo que as osteopatas mulheres ficaram responsáveis pelas mulheres da família e as crianças e os osteopatas homens ficaram responsáveis pelos homens da família. A rigidez corporal foi notada por todos, devido o trabalho na agricultura e o estilo de vida dos Amish.
Residência Amish

Residência Amish

Todos ficaram muito satisfeitos e felizes pelos atendimentos, e após algumas horas de atendimentos, sentamos todos em uma sala com bancos de madeira compridos, uma mesa pequena e um sofá, e tudo iluminado por uma lamparina. As mulheres serviram um bolo típico dos Amish com uma pasta branca por cima que acabaram de preparar (delicioso), além de suco de frutas. O suco estava gelado, pois utilizaram gelo conservado desde o inverno (dezembro e janeiro) em uma “casinha” fora da casa principal chamanda de ICE HOUSE. Sentados em uma roda estavamos em 7 brasileiros, 2 chilenos e 1 espanhol e a família Amish, onde os mesmos pediram para que cantássemos músicas típicas de nossos países. Nós brasileiros iniciamos com a música “O que é, O que é?” do Gonzaguinha e depois com “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa …e os outros osteopatas (os chilenos e o espanhol) com suas músicas típicas e eles também cantaram para nós.
A emoção foi contagiante, única e inexplicável….um sentimento, um aprendizado, uma simplicidade de gestos, uma vida simples, uma família unida, um sorriso contagiante que só quem pôde viver essa experiência, naquele momento em uma cultura tão fechada e restrita ao mundo exterior, guardou na memória e no coração uma nova experiência de vida. Esta foi a minha visão deste momento relatado.
Transporte Amish

Transporte Amish

Ice House Amish

Ice House Amish

Esse post foi publicado em Osteopatia nos Estados Unidos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s